COLLEGIUM MUSICUM DE MINAS

Escuta do acervo do grupo Collegium Musicum de Minas | 1º de maio | 19:00

Collegium.jpg

O Collegium Musicum de Minas é um grupo de Belo Horizonte dedicado à pesquisa e à execução da música colonial brasileira, música antiga ibérica e colonial latino-americana. Criado em 1993, sob a coordenação musical e de pesquisa do musicólogo Domingos Sávio Lins Brandão, gravou três CDs ("Ninguém morra de ciúme", 1997; "Senhora del Mundo", 1998; "A origem", 2000) e participou da novela "Xica da Silva", cuja trilha sonora conta com uma faixa executada pelo grupo (sob o nome de Collegium Musicum Brasiliensis). O Collegium Musicum encerrou suas atividades em 2003, deixando um legado de pessoas que se apaixonaram pela música histórica graças ao trabalho realizado pelo grupo.

Formação Base: Domingos Sávio Lins Brandão, Antonio Carlos Magalhães, Lúcia Alves Melo, Ana Maria Vincent, Georges Vincent, José Eduardo Costa Silva, Lilian Palermo, Paulo Roberto Campos, Adilude Passos, Rodolfo Padilha.

 

 

Domingos Sávio Lins Brandão possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Lingüística, Letras e Artes, atuando principalmente com os seguintes temas: musicologia, musica colonial mineira, edição musical, história da música e música antiga. É diretor artístico e flautista doce da Orquestra Minas Barroca.

 

José Eduardo Costa Silva é compositor e alaudista. Doutor em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor do Curso de Música da Universidade Federal do Espírito Santo. Diretor e curador do projeto Música na UFES, dedicado à divulgação da música. Editor da revista Música e Linguagem do Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES.

 

Antônio Carlos de Magalhães é graduado em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É diretor Artístico do projeto “Segunda Musical”, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e já gravou quatro álbuns solo, tendo realizado concertos, solo e em grupo, em Portugal, Alemanha, Áustria, Holanda, Bélgica, Polônia, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.